Seção Temática de Pesquisa EAAMO'22

Chamada a participação

Prazo: 20 de abril de 2022, AoE

Datas: 6 a 9 de outubro de 2022

Link para submissão: EasyChair

A segunda Conferência sobre Equidade e Acesso em Algoritmos, Mecanismos e Otimização (EAAMO ‘22) acontecerá de 6 a 9 de outubro de 2022, em Washington DC, EUA.

O objetivo deste evento é destacar trabalhos destinados a melhorar o acesso a oportunidades para comunidades historicamente carentes e desfavorecidas usando técnicas de algoritmos, otimização e design de mecanismos e métodos das ciências sociais e estudos humanísticos.

A conferência aproxima pesquisadores acadêmicos de diferentes áreas e ferramentas metodológicas que, no entanto, compartilham interesses em áreas relacionadas ao acesso a oportunidades. Para isso, adota uma visão ampla e acolhe o trabalho de todas as etapas do pipeline da pesquisa à prática. Nossa chamada para trabalhos, portanto, convida a participação de várias disciplinas e subáreas que projetam soluções ou insights para problemas do mundo real enfrentados em áreas de domínio.

Solicitamos submissões na seção temática de pesquisa e na seção temática de políticas e práticas. As submissões podem incluir pesquisas, pesquisas e documentos de posição, bem como submissões orientadas por problemas e práticas por acadêmicos de qualquer disciplina e profissionais de qualquer setor.

Incentivamos envios de várias disciplinas e abrangendo domínios que incluem participação cívica, economia de dados, discriminação e preconceito, desigualdade econômica, desenvolvimento econômico, educação, meio ambiente e clima, saúde, assistência social, habitação, mercados de trabalho e leis e políticas. Os trabalhos serão revisados por especialistas na área disciplinar. O prazo para envio é 20 de abril de 2022, AoE.

O ACM EAAMO faz parte da iniciativa Mechanism Design for Social Good (MD4SG) e se baseia na série de workshops técnicos e tutoriais do MD4SG em conferências, incluindo ACM EC, ACM COMPASS, ACM FAccT e WINE.

Tipos de envio

As inscrições se enquadram em uma das duas categorias:

Para todos os envios em qualquer seção, as metodologias, técnicas e abordagens usadas podem incluir, mas não estão limitadas a:

  • mecanismos redistributivos e otimização para melhorar o acesso a oportunidades
  • desafios de design e otimização de mecanismos em configurações com recursos limitados
  • melhorar a diversidade e a equidade em sistemas alocativos ou representacionais usando abordagens algorítmicas
  • insights algorítmicos ou inferenciais para melhorar a prestação e avaliação de serviços sociais
  • considerações éticas ao usar intervenções informadas por algoritmos ou design de mecanismo em ambientes do setor público
  • inferência, incerteza e algoritmos em sistemas de alocação
  • estudos de auditoria e métodos para auditar desigualdades em sistemas implantados socialmente importantes
  • inferência confiável, confiável e válida em domínios socialmente consequentes
  • estudos empíricos desses tópicos acima
  • análise crítica (documentos de pesquisa e posicionamento e outros documentos de pesquisa)

Esses envios podem ser sobre tópicos, incluindo, mas não limitados a:

  • prestação equitativa de cuidados de saúde em todas as comunidades
  • desigualdade em saúde, seus determinantes sociais e consequências micro e macroeconômicas
  • melhorar a prestação de serviços de saúde pública, comunitária e global
  • desigualdade e resposta ao COVID
  • desigualdade econômica e mobilidade intergeracional
  • mitigar resultados econômicos desiguais nos mercados de trabalho on e off-line
  • detectar a existência ou as causas do comportamento de mercado explorador nos mercados de trabalho
  • melhorar a diversidade e a equidade usando abordagens algorítmicas
  • regulamentos de mercado para dados e privacidade
  • avaliar os impactos de professores, escolas ou política educacional
  • melhorar a alocação de recursos educacionais
  • desigualdade no desempenho educacional e seus determinantes
  • medir e avaliar o progresso para alcançar as metas de desenvolvimento sustentável
  • reduzindo ineficiências em pequenas propriedades e cadeias de suprimentos com poucos recursos
  • aprendizado de máquina aplicado (PNL, visão) especializado em situações de poucos recursos e outros desafios
  • propostas algorítmicas para incentivar a participação cívica
  • métodos para abordagens participativas para inferência
  • avaliando a justiça na representação eleitoral
  • informando o desenho de políticas para as mudanças climáticas
  • consequências econômicas das mudanças climáticas e considerações políticas
  • projetar sistemas de transporte equitativos
  • enfrentar os desafios de infraestrutura que afetam as comunidades marginalizadas

Nossa lista de tópicos é ampla para ilustrar como uma ampla variedade de perspectivas e abordagens disciplinares podem triangular o progresso em áreas de interesse compartilhado.

Faixa de pesquisa

As submissões para a trilha de pesquisa podem introduzir novas teorias ou aplicações ou podem ser documentos de posição sintetizando trabalhos e perspectivas existentes ou destacando direções futuras. As submissões cairão em uma das cinco áreas de foco:

  • IA e aprendizado de máquina, incluindo IA para impacto social, raciocínio estatístico e inferência probabilística, ciência de dados, considerações de viés e justiça, divisão justa e alocação de recursos, sistemas multiagentes e teoria da escolha social. Também incentivamos trabalhos na interseção de outras áreas com IA/ML, como interação humano-computador em sistemas sociotécnicos ou privacidade e segurança.
  • • Modelagem Aplicada e Quantitativa, incluindo propor e analisar modelos aplicados e estruturais para novos problemas práticos em ciência de dados, design de mercado e mecanismo, gerenciamento de operações (cadeia de suprimentos, operações de serviço), ciências sociais computacionais e/ou modelagem econômica (micro e macroeconomia estrutural, alternativas de micro fundações, organização industrial).
  • Estudos empíricos incluindo 1) análise empírica de sistemas, políticas e mecanismos sociais existentes e outros domínios como organização industrial empírica/saúde/educação/trabalho, usando econometria de forma reduzida ou estatística aplicada/aprendizado de máquina etc.; e 2) avaliação do impacto empírico, por exemplo, experimentos de campo ou quase-experimentais, de sistemas que incorporam ferramentas computacionais como algoritmos, mecanismos ou otimização.
  • Artigos de Posição que se concentram em um determinado tópico ou domínio de pesquisa e trazem uma nova concepção do tópico discutido. Essas submissões terão como objetivo apresentar uma nova posição, ideia ou abrir uma nova área de discussão sobre um tópico de pesquisa específico relacionado ao escopo da conferência. As submissões serão avaliadas com base em sua novidade e potencial para oferecer novos princípios de organização para um campo, promovendo novas perspectivas e pontes entre pesquisa e políticas/práticas.
  • Teoria incluindo análise teórica em design de algoritmos, divisão justa e alocação de recursos, teoria dos jogos, design de mercado e mecanismo, modelos comportamentais, otimização, gerenciamento de operações, escolha social computacional, análise de redes sociais, teoria econômica e teoria de aprendizado de máquina.

Instruções de envio

Para a seção temática de pesquisa, as submissões terão a opção de ser arquivadas ou não arquivadas. Para artigos em áreas disciplinares onde os artigos de conferência de arquivo são a norma, será dada preferência a submissões de arquivo. Os trabalhos na trilha de arquivo serão publicados em anais de conferências na Biblioteca Digital da ACM; artigos não arquivadas não serão publicados como parte da conferência (e podem ser publicados e arquivados no futuro, caso ainda não tenham sido publicados). A seção de arquivo recebe submissões que constituem novos trabalhos de pesquisa que não foram publicados em anais de conferências antes, bem como artigos em submissão em publicações de periódicos. A seção de artigos não arquivados também aceita artigos de pesquisa que não tenham sido publicados antes de janeiro de 2020. Os autores devem enviar um PDF do artigo para o EasyChair. Não há requisitos de formatação ou comprimento para o envio em PDF, mas os documentos de arquivo aceitos terão um limite de páginas de no máximo 14 páginas na versão final de publicação, usando o modelo de envio da ACM. Além do PDF, os autores são solicitados a enviar uma descrição de 200 a 250 palavras no EasyChair resumindo sua submissão e sua relevância para a conferência.

As submissões são duplo-cegas: os autores devem ter o cuidado de não incluir os nomes e afiliações dos autores no artigo, inclusive quando se referem a trabalhos anteriores. Os remetentes devem listar todos os coautores do trabalho enviado no EasyChair , mas não no PDF da submissão. Sempre que possível, as citações de trabalhos anteriores do próprio autor devem ser escritas na terceira pessoa; por exemplo, em vez de “Desenvolvemos anteriormente …( Smith, 2019)”, escreva “Smith (2019) desenvolveu anteriormente…”. Se isso comprometer a clareza do artigo (ou seja, é necessário identificar trabalhos anteriores como pertencentes aos autores), use uma citação anônima, por exemplo, (Anônimo, 2019). Estes podem ser substituídos na versão pronta para câmera. Além disso, sempre que possível, os autores devem evitar referir-se a detalhes institucionais específicos no artigo que possam revelar seus nomes ou afiliações (por exemplo, “nossa equipe incluiu funcionários de uma grande cidade dos EUA” em vez de “nossa equipe incluiu funcionários de Nova York”) . No entanto, informações institucionais podem ser incluídas se forem necessárias ao conteúdo de pesquisa do artigo, mesmo que sejam sugestivas de afiliações dos autores.

Os artigos enviados devem incluir uma declaração de que o estudo foi aprovado por um Conselho de Revisão Institucional se tal revisão for necessária (por exemplo, para pesquisa em seres humanos conduzida por membros de uma universidade).

Os autores podem enviar trabalhos inéditos, trabalhos em revisão ou trabalhos publicados até janeiro de 2020. Se o trabalho já estiver publicado, inclua uma citação no EasyChair.

Só aceitaremos submissões no idioma inglês. O MD4SG e o EAAMO estão comprometidos em construir comunidades multilíngues e prevemos permitir envios em outros idiomas em eventos futuros.

Revisão

As inscrições serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

  • Qualidade da apresentação medida pela precisão e clareza da exposição.
  • Relevância para o objetivo da conferência.
  • Novidade de domínio: incentivamos particularmente o trabalho que explora novos aplicativos ou usa novas abordagens para estudar domínios de aplicativos existentes.
  • As inscrições também serão avaliadas com base em:
    • Potencial para trabalho de acompanhamento interdisciplinar. Incentivamos submissões com potencial para desencadear colaborações interdisciplinares,
    • Apresentação de conhecimentos específicos do domínio. Incentivamos profissionais com interesse ou experiência na interface entre problemas práticos e abordagens de pesquisa acadêmica.

Os trabalhos que estão fora do escopo da conferência, conforme avaliados por esses critérios, podem ser rejeitados.

O EAAMO'22 seguirá um sistema de revisão em duas fases. Todas as submissões serão revisadas por pelo menos 2 revisores em um formato duplo-cego. O comitê se reserva o direito de não revisar todos os detalhes técnicos das submissões.

Após o processo de revisão, os artigos podem ser aceitos como estão, rejeitados ou aceitos condicionalmente a um conjunto específico de revisões. Caso sejam solicitadas revisões, os autores terão um prazo de aproximadamente 3 semanas, indicadas nas datas abaixo, para realizar as revisões. Durante este período, um responsável será designado para cada artigo e estará disponível para conferência com os autores sobre as revisões. O artigo será aceito se os coordenadores da área e do programa acreditarem que o artigo atualizado atende à solicitação de revisões.

Submissões que não forem aceitas como trabalho completo podem ser aceitas para apresentação em pôster. Os pôsteres serão apresentados à comunidade durante as sessões de pôsteres da conferência, mas não serão acompanhados de uma publicação de arquivo.

Assistência financeira

A conferência fornecerá assistência financeira para custos de inscrição e viagem, bem como planos de dados se a conferência for convertida para um formato virtual. Todos os pedidos de assistência financeira devem ser enviados até 20 de abril de 2022 AoE ; candidaturas recebidas após esta data não serão consideradas. Mais informações sobre o processo de solicitação de assistência financeira serão fornecidas posteriormente.

Informação importante

  • Prazo para envio de artigos: 20 de abril de 2022, AoE
  • Página de submissão de artigos: EasyChair
  • Prazo para solicitação de assistência financeira: 20 de abril de 2022, AoE
  • Notificação: final de junho de 2022
  • Data do evento: 6 a 9 de outubro de 2022